top of page

Entenda o que é Demência Frontotemporal, o diagnóstico do ator Bruce Willis.

Atualizado: 22 de fev. de 2023

Menos de um ano após anunciar que Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, a família do ator divulgou nesta quinta-feira (16) um diagnóstico mais específico: o artista, de 67 anos, tem um tipo de demência, hoje sem cura, chamado de demência frontotemporal (FTD, na sigla em inglês).

Um dos primeiros sintomas da afasia é o comprometimento da linguagem, manifestado pela dificuldade de falar ou entender outras pessoas. A afasia pode ter várias causas, como um AVC ou uma infecção cerebral, mas quando relacionada a uma demência como a frontotemporal ou o Alzheimer e outros sinais, é caracterizada como afasia progressiva primária (APP).

A demência frontotemporal afeta as regiões frontal e temporal do cérebro, assim como diz o nome. Há uma variante da doença que se manifesta, como em Willis, nas dificuldades de linguagem (mais associada ao impacto na região temporal). Existe também uma variante marcada por alterações no comportamento (ligada à região frontal).

A doença é progressiva, o que significa que não é possível revertê-la e que o quadro tende a se agravar com o tempo. Apenas os sintomas podem ser tratados.





55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page